Whatsapp Twitter Pinterest Facebook

Eco Kondo realiza nova coleta e reforça conscientização ambiental

03/06/2026 às 16:29 - Admin

Eco Kondo realiza nova coleta e reforça conscientização ambiental
Eco Kondo realiza nova coleta e reforça conscientização ambiental

Na manhã desta terça-feira, dia 2, foi realizado mais um recolhimento dos materiais depositados no Eco Kondo, espaço destinado ao descarte correto de resíduos recicláveis em Tupandi.


Nesta coleta, foram carregados 736 quilos de resíduos, resultado do comprometimento da comunidade com a separação adequada dos materiais e com as práticas de sustentabilidade. No mês de março deste ano já havia sido realizada uma coleta, quando foram recolhidos 403 quilos, totalizando 1.139 quilos de resíduos encaminhados para reciclagem em 2026 até o momento.


Criado em 2021, o Eco Kondo tem como principal objetivo sensibilizar a população sobre a importância da separação dos resíduos, promovendo a conscientização ambiental e incentivando o descarte correto dos materiais recicláveis.


Ao longo dos anos, o projeto vem apresentando resultados expressivos. Confira os volumes recolhidos desde a implantação do Eco Kondo:


  2021: 774 kg
  2022: 2.734 kg
  2023: 2.061 kg
  2024: 4.474 kg
  2025: 2.237 kg
  2026: 1.139 kg (até o momento)


A Emater destaca que o Eco Kondo é uma importante ferramenta de educação ambiental, contribuindo para a redução dos resíduos descartados inadequadamente e para a preservação do meio ambiente.


‘O objetivo do projeto Eco Kondo é promover em nossa cidade uma troca seletiva de resíduos recicláveis, onde os munícipes e empresas possam trazer os resíduos para a Prefeitura e, após isso, é entregue uma cédula fictícia (moeda social) no valor da pesagem dos resíduos’, explica o extensionista Gelcy Baumgarten.


Segundo ele, a moeda social poderá ser usada nos estabelecimentos parceiros: Feira de Sabores de Tupandi, Artupan e Natupan. ‘Além da conscientização, o projeto ajuda a promover a agricultura familiar, artesanato e a saúde preventiva através das plantas medicinais dentro do município’, complementa Gelcy.