Whatsapp Twitter Pinterest Facebook

Tupandi prepara programação especial para o Mês do Meio Ambiente

02/06/2026 às 14:32 - Admin

Tupandi prepara programação especial para o Mês do Meio Ambiente
Tupandi prepara programação especial para o Mês do Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promove ao longo do mês de junho uma série de ações voltadas à conscientização, preservação dos recursos naturais e incentivo a práticas sustentáveis. A programação do Mês do Meio Ambiente envolve atividades educativas, ações de recolhimento de resíduos e plantio de mudas e mobilização da comunidade.

Entre as ações programadas está a coleta de resíduos eletrônicos e a coleta de vidro. A população pode realizar a entrega dos materiais no pátio da Secretaria de Obras, de 15 a 26 de junho. A iniciativa busca garantir o descarte correto de equipamentos eletrônicos que não possuem mais utilidade, evitando danos ao meio ambiente.

No dia 12 de junho, duas turmas do 9º ano da Escola São Francisco participarão da Caminhada Verde, uma ação que une educação ambiental e cidadania. Além do recolhimento de lixo, a atividade busca despertar nos estudantes a consciência sobre a importância da preservação ambiental, do cuidado com os espaços públicos e da adoção de práticas sustentáveis no dia a dia.

No dia 17 de junho, os alunos do 1º ao 9º ano das escolas municipais de ensino fundamental assistirão à apresentação teatral ‘Colcha de Retalhos’, espetáculo que aborda temas relacionados à sustentabilidade, ao cuidado com o meio ambiente e à responsabilidade de cada cidadão na construção de um futuro mais sustentável.

Já no dia 19 de junho acontecerá o plantio de mudas nativas às margens do Arroio São Salvador, contribuindo para a recuperação ambiental e a preservação dos recursos hídricos do município.

 

Projeto Socioambiental 

Além disso, durante o mês, os grupos assistidos pelo Cras participarão de uma programação especial dentro do Projeto Socioambiental - Caminhada pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade Comunitária. As atividades serão realizadas nas comunidades de Júlio de Castilhos, Santa Rita, Morro da Manteiga, Sol Nascente e Centro, envolvendo participantes dos grupos, famílias acompanhadas pelo serviço e voluntários.

Durante as caminhadas, os participantes percorrerão ruas e espaços públicos realizando o recolhimento de resíduos descartados irregularmente, além de receber orientações sobre preservação ambiental, reciclagem e sustentabilidade.

Paralelamente, o Cras inicia nesta terça-feira, dia 2, uma oficina de confecção de cobertores e tapetes com retalhos de tecido. A atividade terá duração aproximada de dois meses e trabalhará o reaproveitamento de materiais, a criatividade, o trabalho coletivo e a sustentabilidade. Ao final, parte dos materiais confeccionados poderá ser destinada a ações solidárias, ampliando o impacto social do projeto.