Whatsapp Twitter Pinterest Facebook

Professores e monitores participam de formação sobre alfabetização 

29/05/2026 às 10:00 - Admin

Professores e monitores participam de formação sobre alfabetização 
Professores e monitores participam de formação sobre alfabetização 

Na noite desta terça-feira, dia 26, professores do Pré ao 3º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Tupandi participaram de uma importante formação pedagógica voltada aos processos de alfabetização, promovendo momentos de estudo, reflexão e troca de experiências.


O encontro também contou com a participação dos monitores escolares, convidados a integrar este espaço formativo, ampliando seus conhecimentos sobre os processos de aprendizagem da leitura e da escrita e fortalecendo um trabalho ainda mais assertivo e alinhado junto aos alunos.


A formação foi conduzida pela professora Luciana Piccoli, pedagoga e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora da Faculdade de Educação da UFRGS e referência nos estudos sobre alfabetização, leitura, escrita e formação de professores alfabetizadores. Com ampla experiência na formação docente, a pesquisadora também atua em projetos e programas voltados à alfabetização no estado e no país.


Durante a noite, foram trabalhadas temáticas relacionadas aos processos de alfabetização, às especificidades de cada ano escolar e às possibilidades pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita. Os participantes também vivenciaram estações de jogos pedagógicos, refletindo sobre estratégias lúdicas e significativas para o desenvolvimento das crianças.


O momento foi marcado por aprendizagens, partilhas e construções coletivas, reafirmando o compromisso do município de Tupandi com uma educação de qualidade, sensível e intencional, investindo constantemente na formação e qualificação dos profissionais da educação.